3 Dicas Para Começar a Tocar Guitarra
- Humberto Piccoli
- 9 de dez. de 2016
- 3 min de leitura

No fundo, bem lá no fundinho, todo mundo quer tocar guitarra. Mas esse desejo pode acabar quando nos deparamos com alguns obstáculos, como por exemplo:
O investimento financeiro de comprar uma guitarra.
A auto-estima de acreditar que se é capaz de tocar bem o instrumento.
A determinação de dedicar minutos ou horas diárias à prática.
Para atrapalhar ainda mais, existem muitos mitos e professores muito mal preparados para motivar o guitarrista iniciante a mergulhar no mundo da música com dedicação e satisfação...
A respeito desses mitos, farei um novo post em breve. O foco de hoje é pensar em formas de começar a tocar um novo instrumento e realmente aprender algo com isso. Por isso, separei 3 dicas muito fáceis de realizar, e que vão ajudar você a tocar melhor desde o primeiro dia de contato com o seu novo instrumento!
Dica #1: Seja um descobridor

Muitas coisas já se foram ditas e consideradas sobre a guitarra, porém você só vai aprender a dominar ela se aplicar os conhecimentos diretamente na sua prática. O primeiro passo é pegar uma guitarra. O segundo é começar a explorar o instrumento de todas as formas possíveis.
Quais os sons que você consegue tirar dela? Qual a diferença entre usar palheta ou os dedos? Qual o som mais grave que você consegue tirar dela? E o mais agudo? O mais feio? O mais bonito? O mais alto? O mais silencioso? Qual o som que você mais gosta? O que mais odeia? Já experimentou utilizar outros objetos para criar sons junto com a guitarra?
Em toda essa etapa, não se esqueça de prestar muita atenção em como você produz o som. Recomendo que você tenha um caderno ou qualquer aplicativo como o Evernote e tome notas sobre suas descobertas.
Vá fundo nos seus experimentos e deixe um comentário aqui sobre suas experiências. Seja criativo e compartilhe seus êxitos! Não deixe de experimentar as coisas mais malucas. Sinta-se como um cientista a procura do som perfeito.
Dica #2: Seja um imitador

Agora que você já conhece seu novo instrumento um pouco melhor, utilize suas descobertas para
conseguir emular os sons que estão a sua volta. Não importa com quem você faz aulas, ou o livro que você for ler. A melhor forma de aprender música é através da imitação dos sons.
Comece imitando outros guitarristas. Sua música favorita é o melhor ponto de partida, afinal de contas você já conhece essa música de trás pra frente. Procure as notas e sons que encaixam na música e vá eliminando notas e sons que não funcionam. Não desanime se não conseguir tocar nada muito parecido, apenas desfrute do processo de diferenciar o que funciona do que não funciona.
Continue imitando o baixo, o teclado, a bateria, os efeitos e demais sons existentes. Cansou da música? Escolha outra. Cansou de imitar músicas? Imite sons de animais, carros, aviões, e qualquer som à sua volta.
Esse processo pode ser um pouco mais cansativo e frustrante se você se esquecer que o objetivo é conhecer a guitarra e os sons que ela é capaz de produzir com a sua criatividade. O objetivo, por enquanto, não é tocar perfeitamente o que você escuta. Isso vai levar tempo. Mas se você fizer esse exercício diariamente - acredite - não vai demorar muito pra você tocar suas músicas favoritas.
Dica #3: Compartilhe suas experiências

Não tem graça nenhuma descobrir essa porção de coisas novas se você não contar pra ninguém!
Compartilhe com seus amigos e familiares (principalmente aqueles que curtem música também) suas novas descobertas e os convide a tentar essa nova experiência junto com você. Esse pode ser o início de uma banda ou simplesmente um momento divertido pra passar com alguém.
Converse com músicos e professores mais experientes. Faça perguntas, tire dúvidas, é de graça! Pergunte como essas pessoas fazem o que fazem, se gostam do mesmo tipo de música que você. Procure videos educativos no YouTube e entre em contato com os YouTubers e demais pessoas interessadas em aprender. Entre em grupos do Facebook e faça contatos.
Esses contatos vão ser a sua primeira base de influência. Eles vão lhe motivar a continuar tocando e criando sons cada vez mais complexos e gratificantes. Você também vai receber muita informação e indicações de bandas e artistas que podem mudar seu gosto musical e, quem sabe, lhe proporcionar oportunidades para mostrar seu trabalho no futuro.
Gostou das dicas? Dê um Like, deixe suas opiniões, descreva suas experiências e compartilhe esse artigo com quem possa interessar.
Até a semana que vem!